quarta-feira, 9 de março de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 6º ANO - 1º TRIMESTRE - 2016



TEMA: OS NOSSOS ANTEPASSADOS/HISTÓRIA DE VIDA/ FINALIDADES DA HISTÓRIA/ FONTES HISTÓRICAS (D01) (D02) (D03) (D04) (D05) (D06) (D15) (D16) (D18) (D19)

OBJETIVO: Compreender os acontecimentos do passado, as finalidades da história e a importância das fontes históricas.

TEMPO ESTIMADO: 08 AULAS 

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
-livro didático
- texto, o incrível enigma do galinheiro, texto e atividade.
- vídeo youtube: o que é história (deu a louca na chapeuzinho vermelho)

DESENVOLVIMENTO:


1ª ETAPA – Trabalhar as 4 palavras que envolvem a finalidade da história: PERMANENCIAS, MUDANÇAS, PASSADO E PRESENTE: produzindo coletivamente uma definição;

2ª ETAPA – Abordagem do conceito de fontes históricas. Solicitar que os alunos levem cópias de certidão casamento (se houver) nascimento, fotos e a partir dessas fontes escrever um relato sobre sua história. Confecção de uma coletânea dos textos e produzir um livro. (ficará arquivado na biblioteca).

3ª ETAPA – Convidar uma moradora antiga para fazer relatos. (responder perguntas produzidas previamente pelos alunos, como era a escola, as brincadeiras etc,).

4ª ETAPA – Confeccionar cartazes com diferentes fontes históricas.

5ª ETAPA – Filme (trecho 10:00 min) deu a louca na chapeuzinho, vídeo no youtube está com o titulo: o que é história.
6ª ETAPA – Atividade em dupla com o texto, o incrível enigma do galinheiro, texto e atividade.

AVALIAÇÃO: Observação e participação das atividades.



TEMA:OS PERÍODOS DA HISTÓRIA/ A CONTAGEM DO TEMPO/ CALENDÁRIOS (D05) (D08) (D13) (D14) (D15) (D16) (D19)

OBJETIVO:Compreender os períodos da história e o marco desses períodos, a contagem do tempo e o controle das atividades humanas.

TEMPO ESTIMADO: 06 AULAS 

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
-livro didático
CD

DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA – Aula expositiva sobre a linha do tempo da história e a sua divisão os marcos. A utilização das siglas a.C e d.C e o motivo. Regras de como definir séculos e números romanos.

2ª ETAPA – Produção da linha do tempo do aluno com informações coletados pelos alunos.

3ª ETAPA – Colocar metade da sala pra ouvir música e a outra metade lendo um livro. Relatarem a sensação de tempo. Diferenciando os diferentes tempos, da Natureza, cronológico e histórico.

4ª ETAPA – Aula expositiva dialogada sobre os calendários existentes destaque para o gregoriano. Apresentar o calendário indígena e solicitar que produzam o seu calendário com atividades que realizam durante o ano.

5ª ETAPA – Abordagem do conceito de fontes históricas. Solicitar que os alunos levem cópias de certidão casamento (se houver) nascimento, fotos e a partir dessas fontes escrever um relato sobre sua história. Confecção de uma coletânea dos textos e produzir um livro. (ficará arquivado na biblioteca).

AVALIAÇÃO: Observação e participação das atividades.



TEMA: A ORIGEM DO HOMEM/ AS COMUNIDADES PRIMITIVAS/ PRIMEIROS AGLOMERADOS HUMANOS (D05) (D08) (D16) (D19)

OBJETIVO: Conhecer e diferenciar duas teorias sobre a origem humana; 
Analisar o processo de evolução humano e conhecer os primeiros aglomerados humanos.

TEMPO ESTIMADO: 14 aulas 

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- livro didático
- texto: os primeiros aglomerados humanos
- cola, giz de cera e papel

DESENVOLVIMENTO:
1ª Etapa: Aula expositiva explicando a existência de teorias, o que são. Explicar e diferenciar a teoria criacionista e evolucionista; solicitar que os alunos ilustrem as duas teorias. Texto: a criação do mundo invertida.

2ª Etapa: aula expositiva sobre o processo de hominização. Criar uma linha sequenciada mostrando as características evolucionarias que passou o hominídeo. Feito coletivamente. o professor como escriba.

3ª Etapa: no quadro mostrar a linha do tempo da pré-história. Descrever as características do período Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais, Focar a importância da agricultura para o surgimento do sedentarismo. Atividade em dupla, porém cada um irá desenhar um período e depois juntos irão analisar as diferenças observadas (roda de conversa).

4ª Etapa: Falar sobre a arte rupestre e a importância pra humanidade, produzir uma obra baseada na arte rupestre (sugestão, fazer um desenho sobre o mesmo passar cola, após secagem, passar  giz de cera deitado). 

5ª Etapa: texto: paleodieta. Analisar com os alunos a base da alimentação do paleolítico e pedirem para listarem itens que a atualmente consome e produzirem um quadro comparativo.

6ª Etapa: Aula expositiva sobre os primeiros aglomerados humanos. Entregar o mapa da antiguidade. Com auxílio de um mapa (da escola) localizar e identificar as possíveis rotas. Texto: os primeiros brasileiros: Brasil ancestral. Leitura compartilhada e análise.

7ª Etapa: Atividade de verificação da aprendizagem sobre os conteúdos estudados.

AVALIAÇÃO:
Participação, observação e avaliação. 



TEMA: Mesopotâmia (D07) (D08) (D09) (D15) (D16) (D19)

OBJETIVO: Conhecer uma das civilizações mais antigas do mundo, identificar a importância dos rios. Conhecer as características que envolviam essa civilização. 

TEMPO ESTIMADO: 08 aulas 

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Livro
- Slides, vídeo youtube - grandes civilizações Mesopotâmia

DESENVOLVIMENTO:
1ª Etapa: Aula expositiva sobre a localização geográfica e a importância dos rios para o surgimento e sobrevivência dessa civilização. 

2ª Etapa: Aula expositiva sobre as civilizações mesopotâmicas (sugestão, slides, vídeo youtube - grandes civilizações - Mesopotâmia). Definir e diferenciar reino de império.

3ª Etapa: Aula expositiva sobre as características sociais, econômicas, religiosas e culturais. Diferenciar e definir monoteísmo e politeísmo.

4 ª Etapa: Falar sobre o código Hamurábi e a sua importância para a história. A importância e finalidades da Lei. E a primeira forma de escrita, cuneiforme

5ª Etapa: pedir aos alunos que produzam um quadro ilustrativo com as características da Mesopotâmia, geografia, política, economia, sociedade, religião e curiosidades. 

6ª Etapa: Atividade de verificação de aprendizagem.

AVALIAÇÃO:
Participação, observação e avaliação.

Um comentário: