SEQUÊNCIA DIDÁTICA 6º ANO - 1º TRIMESTRE - 2016
TEMA: OS
NOSSOS ANTEPASSADOS/HISTÓRIA DE VIDA/ FINALIDADES DA HISTÓRIA/ FONTES
HISTÓRICAS (D01) (D02) (D03) (D04) (D05) (D06) (D15) (D16) (D18) (D19)
OBJETIVO: Compreender os
acontecimentos do passado, as finalidades da história e a importância das
fontes históricas.
TEMPO ESTIMADO: 08 AULAS
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
-livro
didático
-
texto, o incrível enigma do galinheiro, texto e atividade.
-
vídeo youtube: o que é história (deu a louca na chapeuzinho vermelho)
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA – Trabalhar as 4
palavras que envolvem a finalidade da história: PERMANENCIAS, MUDANÇAS, PASSADO
E PRESENTE: produzindo coletivamente uma definição;
2ª ETAPA – Abordagem do
conceito de fontes históricas. Solicitar que os alunos levem cópias de certidão
casamento (se houver) nascimento, fotos e a partir dessas fontes escrever um
relato sobre sua história. Confecção de uma coletânea dos textos e produzir um
livro. (ficará arquivado na biblioteca).
3ª ETAPA – Convidar uma
moradora antiga para fazer relatos. (responder perguntas produzidas previamente
pelos alunos, como era a escola, as brincadeiras etc,).
4ª ETAPA – Confeccionar
cartazes com diferentes fontes históricas.
5ª ETAPA – Filme (trecho 10:00
min) deu a louca na chapeuzinho, vídeo no youtube está com o titulo: o que é
história.
6ª ETAPA – Atividade em dupla
com o texto, o incrível enigma do galinheiro, texto e atividade.
AVALIAÇÃO: Observação
e participação das atividades.
TEMA:OS PERÍODOS
DA HISTÓRIA/ A CONTAGEM DO TEMPO/ CALENDÁRIOS (D05) (D08) (D13) (D14) (D15) (D16)
(D19)
OBJETIVO:Compreender os
períodos da história e o marco desses períodos, a contagem do tempo e o
controle das atividades humanas.
TEMPO ESTIMADO: 06 AULAS
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
-livro
didático
CD
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA – Aula expositiva
sobre a linha do tempo da história e a sua divisão os marcos. A utilização das
siglas a.C e d.C e o motivo. Regras de como definir séculos e números romanos.
2ª ETAPA – Produção da linha do
tempo do aluno com informações coletados pelos alunos.
3ª ETAPA – Colocar metade da
sala pra ouvir música e a outra metade lendo um livro. Relatarem a sensação de
tempo. Diferenciando os diferentes tempos, da Natureza, cronológico e
histórico.
4ª ETAPA – Aula expositiva
dialogada sobre os calendários existentes destaque para o gregoriano.
Apresentar o calendário indígena e solicitar que produzam o seu calendário com
atividades que realizam durante o ano.
5ª ETAPA – Abordagem do
conceito de fontes históricas. Solicitar que os alunos levem cópias de certidão
casamento (se houver) nascimento, fotos e a partir dessas fontes escrever um
relato sobre sua história. Confecção de uma coletânea dos textos e produzir um
livro. (ficará arquivado na biblioteca).
AVALIAÇÃO: Observação
e participação das atividades.
TEMA: A ORIGEM DO HOMEM/ AS COMUNIDADES PRIMITIVAS/ PRIMEIROS AGLOMERADOS HUMANOS (D05) (D08) (D16) (D19)
OBJETIVO: Conhecer e diferenciar duas teorias sobre a origem humana;
Analisar o processo de evolução humano e conhecer os primeiros aglomerados humanos.
TEMPO ESTIMADO: 14 aulas
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- livro didático
- texto: os primeiros aglomerados humanos
- cola, giz de cera e papel
DESENVOLVIMENTO:
1ª Etapa: Aula expositiva explicando a existência de teorias, o que são. Explicar e diferenciar a teoria criacionista e evolucionista; solicitar que os alunos ilustrem as duas teorias. Texto: a criação do mundo invertida.
2ª Etapa: aula expositiva sobre o processo de hominização. Criar uma linha sequenciada mostrando as características evolucionarias que passou o hominídeo. Feito coletivamente. o professor como escriba.
3ª Etapa: no quadro mostrar a linha do tempo da pré-história. Descrever as características do período Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais, Focar a importância da agricultura para o surgimento do sedentarismo. Atividade em dupla, porém cada um irá desenhar um período e depois juntos irão analisar as diferenças observadas (roda de conversa).
4ª Etapa: Falar sobre a arte rupestre e a importância pra humanidade, produzir uma obra baseada na arte rupestre (sugestão, fazer um desenho sobre o mesmo passar cola, após secagem, passar giz de cera deitado).
5ª Etapa: texto: paleodieta. Analisar com os alunos a base da alimentação do paleolítico e pedirem para listarem itens que a atualmente consome e produzirem um quadro comparativo.
6ª Etapa: Aula expositiva sobre os primeiros aglomerados humanos. Entregar o mapa da antiguidade. Com auxílio de um mapa (da escola) localizar e identificar as possíveis rotas. Texto: os primeiros brasileiros: Brasil ancestral. Leitura compartilhada e análise.
7ª Etapa: Atividade de verificação da aprendizagem sobre os conteúdos estudados.
AVALIAÇÃO:
Participação, observação e avaliação.
TEMA: Mesopotâmia (D07) (D08) (D09) (D15) (D16) (D19)
OBJETIVO: Conhecer uma das civilizações mais antigas do mundo, identificar a importância dos rios. Conhecer as características que envolviam essa civilização.
TEMPO ESTIMADO: 08 aulas
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Livro
- Slides, vídeo youtube - grandes civilizações Mesopotâmia.
DESENVOLVIMENTO:
1ª Etapa: Aula expositiva sobre a localização geográfica e a importância dos rios para o surgimento e sobrevivência dessa civilização.
2ª Etapa: Aula expositiva sobre as civilizações mesopotâmicas (sugestão, slides, vídeo youtube - grandes civilizações - Mesopotâmia). Definir e diferenciar reino de império.
3ª Etapa: Aula expositiva sobre as características sociais, econômicas, religiosas e culturais. Diferenciar e definir monoteísmo e politeísmo.
4 ª Etapa: Falar sobre o código Hamurábi e a sua importância para a história. A importância e finalidades da Lei. E a primeira forma de escrita, cuneiforme
5ª Etapa: pedir aos alunos que produzam um quadro ilustrativo com as características da Mesopotâmia, geografia, política, economia, sociedade, religião e curiosidades.
6ª Etapa: Atividade de verificação de aprendizagem.
AVALIAÇÃO:
Participação, observação e avaliação.
muito bem
ResponderExcluir