quarta-feira, 9 de março de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 7 º ANO - 1º TRIMESTRE - 2016


TEMA: BARBÁROS: A INVASÃO DO IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE (D07) (D11) (D15)/ FEUDALISMO/O PODER DA IGREJA E O TEOCENTRISMO CRISTÃO (D07) (D08) (D09) (D11) (D15) (D16) (D18)

OBJETIVO:Relacionar a queda do império romano e desencadear do feudalismo.
Identificar o teocentrismo cristão e o poder da igreja

TEMPO ESTIMADO: 08 AULAS 

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- mapas
- textos
- xerox

DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA – Analisar o mapa do império romano comparando ao atual.

2ª ETAPA – Aula expositiva sobre as causas das invasões bárbaras. Pesquisa com auxilio de um dicionário sobre palavras que envolvem o feudalismo: autossuficiente, amonetário, subsistência, vassalo, suserano, servidão, ruralização etc.

3ª ETAPA – Debate sobre as palavras pesquisas, relacionando ao conteúdo.

4ª ETAPA – Leitura e interpretação do texto feudalismo.

5ª ETAPA – Explicação sobre a sociedade estamental e construção da pirâmide social

6ª ETAPA – Interpretação do texto um dia na vida de uma família nos anos 900.

7ª ETAPA – Confecção de uma maquete, porém cada grupo será responsável por uma parte do feudo; finalizando com a junção das partes.

8ª ETAPA – Produzir em dupla uma história em quadrinhos que o contexto seja relacionado ao feudalismo. (fazer um varal)

9ª ETAPA – Prova específica

AVALIAÇÃO:
Avaliar a produção das maquetes
Avaliação das histórias em quadrinhos
Prova específica 


TEMA:IMPÉRIO BIZANTINO (D10)

OBJETIVO:Relacionar a queda do império bizantino e o fim da Idade Média

TEMPO ESTIMADO: 03 AULAS 

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Papel cartão preto e folha de celofane (vitral)
- Mosaico (papel colorido)

DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA – Aula expositiva sobre as causas para o fortalecimento do Império Bizantino

2ª ETAPA – Aula expositiva destacando a grandiosidade de Constantinopla e sua favorável  localização geográfica.

3ª ETAPA – Roda de conversa sobre a Igreja de Santa Sofia e sua atual situação. Destaque para sua grandiosidade, cúpula, mosaicos, vitrais.

4ª ETAPA – Produção de um mosaico ou vitral. Exposição

5ª ETAPA – Aula expositiva  sobre os fatores que desencadearam a queda do Império Bizantino.

6ª ETAPA – Produção de uma cruzadinha.

AVALIAÇÃO: Observação e participação


TEMA: A EXPANSÃO ÁRABE E O CONTRASTE ENTRE O MUNDO MULÇUMANO E A EUROPA CRISTÃ (D15) (D16) (D18) (D19)

OBJETIVO: Analisar a expansão árabe e o contraste com a Europa cristã. Analisar os diversos acontecimentos que permeiam o universo do islã

TEMPO ESTIMADO: 08 AULAS 

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
-livro didático
- texto sobre a condição das mulheres

DESENVOLVIMENTO:

1ª ETAPA – Aula expositiva dialogada sobre que sabem ouviram falar sobre o mundo árabe.

2ª ETAPA – Aula expositiva o mundo árabe antes do islã, localização geográfica, política, religião etc.

3ª ETAPA – Leitura compartilhada (livro) sobre a biografia de Maomé. E a criação do islã.

4ª ETAPA – Aula expositiva sobre os pilares do islamismo análise da imagem da Caaba (livro).

5ª ETAPA – Texto sobre a situação das mulheres. Interpretação.

6ª ETAPA – Trabalho em grupo, pesquisarem reportagens sobre a questão do terrorismo: jihadistas, Estado islâmico, migração em massa compulsória, curiosidades do islã, localização geográfica dos envolvidos no conflito etc. Apresentação e montagem de um mural.

AVALIAÇÃO: Observação e participação.



TEMA:BAIXA IDADE MÉDIA/ AS CRUZADAS/ A CRISE NO FEUDALISMO/ RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO E A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS (D15) (D16) (D18) (D19)

OBJETIVO: Compreender os acontecimentos que influenciam na crise do feudalismo, o surgimento comercial e urbano e a formação dos estados nacionais.

TEMPO ESTIMADO: 08 AULAS 

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
-livro didático
- texto sobre a formação dos Estados Nacionais
- Texto: o vestuário como afirmação da distinção social

DESENVOLVIMENTO:
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS)
1ª ETAPA – Aula expositiva sobre o que foram e os objetivos das cruzadas, produção de uma Linha do tempo das 8 cruzadas.

2ª ETAPA – Aula expositiva sobre o fracasso das cruzadas e as consequências desse fato. As Cruzadas foram um fracasso em seu objetivo de conquistar a Terra Santa para os cristãos. Custaram muito caro para a nobreza europeia e resultaram em milhares de mortes. No entanto, essas expedições influenciaram grandes transformações no mundo medieval. Elas causaram o enfraquecimento da aristocracia feudal, fortaleceram o poder real e possibilitaram a expansão do mercado. A civilização oriental contribuiu muito para o enriquecimento cultural europeu, promovendo desenvolvimento intelectual. Nunca mais Jerusalém foi dominada pelos cristãos, mas as movimentações ocorridas no trajeto para a Terra Santa expandiram os relacionamentos com outros povos.

3ª ETAPA – Aula expositiva sobre os fatores que geraram o enfraquecimento do feudalismo, relacionando o renascimento comercial e urbano.

4ª ETAPA – Leitura e análise do texto formação dos estados nacionais.

5ª ETAPA – Atividade para verificação da aprendizagem

6ª ETAPA – Definição de absolutismo em grupo os alunos explicarão a ideia dos principais absolutistas

7ª ETAPA – Analisando as características do mercantilismo.

8ª ETAPA – Analisando o governo de Luiz XIV. Texto: o vestuário como afirmação da distinção social (governo de Luiz XIV)

9ª ETAPA – atividade com jogo de palavras e definição. Mercantilismo, metalismo, balança comercial favorável, protecionismo, monopólio, estamental, etc.
 
AVALIAÇÃO: Observação e participação das atividades e explicação do trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário