SEQUÊNCIA DIDÁTICA 7 º ANO - 1º TRIMESTRE - 2016
TEMA: BARBÁROS: A INVASÃO DO IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE (D07)
(D11) (D15)/ FEUDALISMO/O PODER DA IGREJA E O TEOCENTRISMO CRISTÃO (D07) (D08)
(D09) (D11) (D15) (D16) (D18)
OBJETIVO:Relacionar
a queda do império romano e desencadear do feudalismo.
Identificar
o teocentrismo cristão e o poder da igreja
TEMPO ESTIMADO: 08 AULAS
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
-
mapas
-
textos
-
xerox
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA – Analisar o mapa do
império romano comparando ao atual.
2ª ETAPA – Aula expositiva
sobre as causas das invasões bárbaras. Pesquisa com auxilio de um dicionário
sobre palavras que envolvem o feudalismo: autossuficiente, amonetário,
subsistência, vassalo, suserano, servidão, ruralização etc.
3ª ETAPA – Debate sobre as
palavras pesquisas, relacionando ao conteúdo.
4ª ETAPA – Leitura e
interpretação do texto feudalismo.
5ª ETAPA – Explicação sobre a
sociedade estamental e construção da pirâmide social
6ª ETAPA – Interpretação do
texto um dia na vida de uma família nos anos 900.
7ª ETAPA – Confecção de uma
maquete, porém cada grupo será responsável por uma parte do feudo; finalizando
com a junção das partes.
8ª ETAPA – Produzir em dupla uma
história em quadrinhos que o contexto seja relacionado ao feudalismo. (fazer um
varal)
9ª ETAPA – Prova específica
AVALIAÇÃO:
Avaliar
a produção das maquetes
Avaliação
das histórias em quadrinhos
Prova
específica
TEMA:IMPÉRIO BIZANTINO (D10)
OBJETIVO:Relacionar a queda do
império bizantino e o fim da Idade Média
TEMPO ESTIMADO: 03 AULAS
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
-
Papel cartão preto e folha de celofane (vitral)
-
Mosaico (papel colorido)
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA – Aula expositiva
sobre as causas para o fortalecimento do Império Bizantino
2ª ETAPA – Aula expositiva
destacando a grandiosidade de Constantinopla e sua favorável localização geográfica.
3ª ETAPA – Roda de conversa
sobre a Igreja de Santa Sofia e sua atual situação. Destaque para sua
grandiosidade, cúpula, mosaicos, vitrais.
4ª ETAPA – Produção de um
mosaico ou vitral. Exposição
5ª ETAPA – Aula expositiva sobre os fatores que desencadearam a queda do
Império Bizantino.
6ª ETAPA – Produção de uma
cruzadinha.
AVALIAÇÃO: Observação
e participação
TEMA: A EXPANSÃO ÁRABE E O CONTRASTE ENTRE O MUNDO MULÇUMANO E A EUROPA CRISTÃ (D15) (D16) (D18)
(D19)
OBJETIVO: Analisar a expansão
árabe e o contraste com a Europa cristã. Analisar os diversos acontecimentos
que permeiam o universo do islã
TEMPO ESTIMADO: 08 AULAS
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
-livro
didático
-
texto sobre a condição das mulheres
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA – Aula expositiva
dialogada sobre que sabem ouviram falar sobre o mundo árabe.
2ª ETAPA – Aula expositiva o
mundo árabe antes do islã, localização geográfica, política, religião etc.
3ª ETAPA – Leitura
compartilhada (livro) sobre a biografia de Maomé. E a criação do islã.
4ª ETAPA – Aula expositiva
sobre os pilares do islamismo análise da imagem da Caaba (livro).
5ª ETAPA – Texto sobre a
situação das mulheres. Interpretação.
6ª ETAPA – Trabalho em grupo,
pesquisarem reportagens sobre a questão do terrorismo: jihadistas, Estado
islâmico, migração em massa compulsória, curiosidades do islã, localização
geográfica dos envolvidos no conflito etc. Apresentação e montagem de um mural.
AVALIAÇÃO: Observação e
participação.
TEMA:BAIXA IDADE MÉDIA/ AS CRUZADAS/ A CRISE NO FEUDALISMO/
RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO E A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS (D15) (D16)
(D18) (D19)
OBJETIVO: Compreender os acontecimentos
que influenciam na crise do feudalismo, o surgimento comercial e urbano e a
formação dos estados nacionais.
TEMPO ESTIMADO: 08 AULAS
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
-livro
didático
-
texto sobre a formação dos Estados Nacionais
-
Texto: o vestuário como afirmação da distinção social
DESENVOLVIMENTO:
DESENVOLVIMENTO
(ETAPAS)
1ª ETAPA – Aula expositiva sobre
o que foram e os objetivos das cruzadas, produção de uma Linha do tempo das 8
cruzadas.
2ª ETAPA – Aula expositiva sobre
o fracasso das cruzadas e as consequências desse fato. As Cruzadas foram um fracasso em seu objetivo de
conquistar a Terra Santa para os cristãos. Custaram muito caro para a nobreza
europeia e resultaram em milhares de mortes. No entanto, essas expedições
influenciaram grandes transformações no mundo medieval. Elas causaram o
enfraquecimento da aristocracia feudal, fortaleceram o poder real e
possibilitaram a expansão do mercado. A civilização oriental contribuiu muito
para o enriquecimento cultural europeu, promovendo desenvolvimento intelectual.
Nunca mais Jerusalém foi dominada pelos cristãos, mas as movimentações
ocorridas no trajeto para a Terra Santa expandiram os relacionamentos com
outros povos.
3ª ETAPA – Aula expositiva
sobre os fatores que geraram o enfraquecimento do feudalismo, relacionando o
renascimento comercial e urbano.
4ª ETAPA – Leitura e análise do
texto formação dos estados nacionais.
5ª ETAPA – Atividade para
verificação da aprendizagem
6ª ETAPA – Definição de
absolutismo em grupo os alunos
explicarão a ideia dos principais absolutistas
7ª ETAPA – Analisando as
características do mercantilismo.
8ª ETAPA – Analisando o governo
de Luiz XIV. Texto: o vestuário como afirmação da distinção social (governo de
Luiz XIV)
9ª ETAPA – atividade com jogo de
palavras e definição. Mercantilismo, metalismo, balança comercial favorável,
protecionismo, monopólio, estamental, etc.
AVALIAÇÃO: Observação
e participação das atividades e explicação do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário