quarta-feira, 9 de março de 2016

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS - 9º ANO - 1º TRIMESTRE - 2016 

SEQUÊNCIA 9º ANO 
TEMA: REPÚBLICA VELHA – O DECLÍNIO DA MONARQUIA, AS REVOLTAS NA REPÚBLICA VELHA (D07) (D09) (D10) (D12) (D21)

OBJETIVO:Conhecer a formação da República e as lutas das minorias no Brasil.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- textos
- xerox
- Charges
- mapas 

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA

TEMPO ESTIMADO: 12 AULAS 

DESENVOLVIMENTO:

1ª ETAPA – Construção da linha do tempo (colônia, império e república).

2ª ETAPA – Elaboração de um glossário com os principais conceitos da República

3ª ETAPA – Aula expositiva sobre a República da Espada à Oligarquia. Debate como se formou a Oligarquia em cada região.

4ª ETAPA – Sobre o conceito de coronelismo, elaborar um esquema explicativo.

5ª ETAPA – Atividade de compreensão para localização das revoltas, utilizando o mapa do Brasil.

6ª ETAPA – Aula dialogada sobre cada revolta. Atividades com textos relacionados às revoltas.

7ª ETAPA – Produção em grupo de paródias ou teatros (sobre as revoltas).

8ª ETAPA – Confecção de charges sobre o coronelismo.

AVALIAÇÃO: Apresentação das paródias e teatros


TEMA: A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL; IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO (D16) (D18)

OBJETIVO:Compreender as relações comerciais tecnológicas da nova indústria bem como a exploração da Ásia, África e Oceania.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- xerox de imagens diversas sobre o tema;
- textos de opinião
- mapa da África e Ásia.

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA

TEMPO ESTIMADO: 04 aulas 

DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA – Construção de um glossário com os termos econômicos, sociais, culturais (indústria e imperialismo);

2ª ETAPA – Comparação do colonialismo do século XVI e XIX;

3ª ETAPA – Análise de imagens.

4ª ETAPA – Elaboração da linha do tempo sobre a Revolução Industrial

5ª ETAPA – Atividades de verificação da aprendizagem

AVALIAÇÃO: Correção das atividades de verificação de aprendizagem.


TEMA: PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (D07) (D11)

OBJETIVO:Conhecer as principais causas, consequências da guerra.

TEMPO ESTIMADO: 6 AULAS

DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): HISTÓRIA 

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- mapas
- textos
- xerox
- Filme “cavalo de guerra”

DESENVOLVIMENTO (ETAPAS)

1ª ETAPA – Analisar a imagem do livro didático, inserido no capítulo.

2ª ETAPA – Construção de um glossário.

3ª ETAPA – Aula expositiva sobre as principais causas da guerra

4ª ETAPA – Construção do mapa da política de alianças (Tríplice Aliança e Tríplice Entente)

5ª ETAPA – Aula expositiva sobre o desenvolver da guerra

6ª ETAPA – Exibição do filme: cavalo de guerra. Debate. Produção de relatórios

7ª ETAPA – atividades para verificação da aprendizagem

AVALIAÇÃO: 

Avaliar a produção dos relatórios
Correção das atividades desenvolvidas



TEMA: REVOLUÇÃO RUSSA (D07) (D09) (D10) (D15)

OBJETIVO: Compreender o processo que levou as lutas de classe e o socialismo na Rússia.

TEMPO ESTIMADO: 6 AULAS

DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): HISTÓRIA

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- textos
- xerox
- Filme “a revolução dos bichos”

DESENVOLVIMENTO (ETAPAS)

1ª ETAPA – Construção de um glossário.

2ª ETAPA – Aula expositiva focando as causas da revolução russa

3ª ETAPA – Explicar sobre czarismo, bolchevismo e menchevismo. E como os operários chegaram ao poder na Rússia.

5ª ETAPA – A importância de Lênin e a disputa de poder entre Trotsky e Stalin.

6ª ETAPA – Exibição do filme: a revolução dos bichos. Debate e análise.

7ª ETAPA – atividades para verificação da aprendizagem

AVALIAÇÃO
Atividades desenvolvidas


Nenhum comentário:

Postar um comentário