SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS - 9º ANO - 1º TRIMESTRE - 2016
SEQUÊNCIA 9º ANO
TEMA: REPÚBLICA VELHA – O DECLÍNIO DA MONARQUIA, AS REVOLTAS NA
REPÚBLICA VELHA (D07) (D09) (D10) (D12) (D21)
OBJETIVO:Conhecer
a formação da República e as lutas das minorias no Brasil.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- textos
-
xerox
-
Charges
-
mapas
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA
TEMPO ESTIMADO: 12 AULAS
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA – Construção da linha
do tempo (colônia, império e república).
2ª ETAPA – Elaboração de um
glossário com os principais conceitos da República
3ª ETAPA – Aula expositiva
sobre a República da Espada à Oligarquia. Debate como se formou a Oligarquia em
cada região.
4ª ETAPA – Sobre o conceito de
coronelismo, elaborar um esquema explicativo.
5ª ETAPA – Atividade de
compreensão para localização das revoltas, utilizando o mapa do Brasil.
6ª ETAPA – Aula dialogada sobre
cada revolta. Atividades com textos relacionados às revoltas.
7ª ETAPA – Produção em grupo de
paródias ou teatros (sobre as revoltas).
8ª ETAPA – Confecção de charges
sobre o coronelismo.
AVALIAÇÃO: Apresentação das
paródias e teatros
TEMA: A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL; IMPERIALISMO E
NEOCOLONIALISMO (D16) (D18)
OBJETIVO:Compreender
as relações comerciais tecnológicas da nova indústria bem como a exploração da
Ásia, África e Oceania.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
-
xerox de imagens diversas sobre o tema;
-
textos de opinião
- mapa da África e Ásia.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA
TEMPO ESTIMADO: 04 aulas
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA – Construção de um
glossário com os termos econômicos, sociais, culturais (indústria e
imperialismo);
2ª ETAPA – Comparação do
colonialismo do século XVI e XIX;
3ª ETAPA – Análise de imagens.
4ª ETAPA – Elaboração da linha
do tempo sobre a Revolução Industrial
5ª ETAPA – Atividades de
verificação da aprendizagem
AVALIAÇÃO: Correção
das atividades de verificação de aprendizagem.
TEMA: PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (D07) (D11)
OBJETIVO:Conhecer
as principais causas, consequências da guerra.
TEMPO ESTIMADO: 6 AULAS
DISCIPLINA (S)
ENVOLVIDA (S):
HISTÓRIA
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
-
mapas
-
textos
-
xerox
-
Filme “cavalo de guerra”
1ª ETAPA – Analisar a imagem do
livro didático, inserido no capítulo.
2ª ETAPA – Construção de um
glossário.
3ª ETAPA – Aula expositiva
sobre as principais causas da guerra
4ª ETAPA – Construção do mapa
da política de alianças (Tríplice Aliança e Tríplice Entente)
5ª ETAPA – Aula expositiva sobre
o desenvolver da guerra
6ª ETAPA – Exibição do filme:
cavalo de guerra. Debate. Produção de relatórios
7ª ETAPA – atividades para
verificação da aprendizagem
AVALIAÇÃO:
Avaliar
a produção dos relatórios
Correção
das atividades desenvolvidas
TEMA: REVOLUÇÃO RUSSA (D07) (D09) (D10) (D15)
OBJETIVO: Compreender
o processo que levou as lutas de classe e o socialismo na Rússia.
TEMPO ESTIMADO: 6 AULAS
DISCIPLINA (S)
ENVOLVIDA (S):
HISTÓRIA
MATERIAIS
NECESSÁRIOS:
-
textos
-
xerox
-
Filme “a revolução dos bichos”
DESENVOLVIMENTO
(ETAPAS)
1ª ETAPA – Construção de um
glossário.
2ª ETAPA – Aula expositiva focando
as causas da revolução russa
3ª ETAPA – Explicar sobre
czarismo, bolchevismo e menchevismo. E como os operários chegaram ao poder na
Rússia.
5ª ETAPA – A importância de
Lênin e a disputa de poder entre Trotsky e Stalin.
6ª ETAPA – Exibição do filme: a
revolução dos bichos. Debate e análise.
7ª ETAPA – atividades para
verificação da aprendizagem
AVALIAÇÃO
Atividades
desenvolvidas
Nenhum comentário:
Postar um comentário