quarta-feira, 9 de março de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 8º ANO - 1º TRIMESTRE - 2016

TEMA: O ANTIGO REGIME (D 10) E (D15)

OBJETIVO: Compreender a formação do Regime Absolutista como um instrumento de regulação dos direitos das classes dominantes e o controle e coesão da massa camponesa

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Textos correlatos ao tema
-Internet (Lied)
- Papel A4
- Caneta Piloto

TEMPO ESTIMADO: 11 AULAS

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA

DESENVOLVIMENTO:

1ª ETAPA – Revisão sobre a sociedade medieval e descentralização do poder.

2ª ETAPA – Definir o conceito de Absolutismo e funções do rei.

3ª ETAPA – Teóricos : aula expositiva e atividades de pesquisa sobre os teóricos. Ao final elaborar 2 questões sobre os mesmos, para debate.

4ª ETAPA – Aplicar o texto de Pierre Anderson / resolver as questões

5ª ETAPA – Correção/ Debate (Pesquisa individual sobre formas e sistemas de governo)

6º ETAPA – Aplicar o texto sobre a quebra do Contrato Social/ Resolver as questões/correção/Debate

7ª ETAPA – Produzir um painel com situações que comprovem a incapacidade do Estado Brasileiro na gestão das políticas públicas.

AVALIAÇÃO:

Questionários
Oralidade (Debates)


TEMA:A REVOLUÇÃO INGLESA (D 01)/(D05) E (D10)

OBJETIVO:Expor o efeito da Revolução na Inglaterra, como e porque elas se desenvolveram e suas consequências e benefícios.

TEMPO ESTIMADO: 06 AULAS

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Textos correlatos ao tema
- Multimídia Data Show/Internet (Lied) – Vídeos e Slides
- Mapas

DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA – Vida da Sociedade antes da Revolução (Vídeo).

2ª ETAPA – Apresentação de Slides com informações sobre a Dinastia Stuart.

3ª ETAPA – Levantamento de questões e Debate dirigido sobre os Stuart.

4ª ETAPA – Apresentação de Slides / Vídeo sobre a Revolução Puritana

5ª ETAPA – Governo de Cromwell (Formação de dois grupos Pró e Contra o Gov. Cromwell-Debate Dirigido)

6º ETAPA – Apresentação de Vídeo sobre a Restauração Stuart e a Revolução Gloriosa (Produção Textual comparando a atual situação do Brasil e as mudanças políticas na Inglaterra desse período, produzindo um quadro Comparativo “O Ontem e o Hoje).

AVALIAÇÃO:
Produção Textual
Oralidade (Debates Dirigidos)


TEMA:O ILUMINISMO (D 20)

OBJETIVO:Compreender os ideais do Iluminismo e os seus reflexos na sociedade atual

TEMPO ESTIMADO:

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

- Textos correlatos ao tema
-Internet (Lied)
- Cartolina
- Livro Didático

DESENVOLVIMENTO:

1ª ETAPA – Exposição do Conteúdo

2ª ETAPA – Trabalho em Grupo: 02 grupos farão um debate sobre a definição de Estado na visão de Thomas Hobbes e Jean Jacques Rosseau (Definição de Estado/participação do povo/papel da Igreja); 02 grupos apresentarão a Teoria de Adam Smith (O Mercado) – A venda de produtos no recreio, anteriormente, fazendo a relação de custos/posteriormente a análise de lucro (Lei da Oferta e Procura).

3ª ETAPA – Analisar a Teoria de Montesquieu e a divisão dos Três Poderes, fazendo um Paralelo com a Atual situação do Brasil.

4ª ETAPA – Aplicar o texto de Pierre Anderson / resolver as questões

5ª ETAPA – Atividade avaliativa para verificação da aprendizagem/ Análise da atividade

AVALIAÇÃO:

Questionário Avaliativo
Oralidade (Debates)
Observação da Participação Individual



TEMA:REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (D 16) E (D18)

OBJETIVO:
Expor o processo da Revolução Industrial como um fator gerador de mudanças econômicas, sociais, políticas e ambientais não somente na Europa, mas em todo o mundo

TEMPO ESTIMADO: 06 AULAS 

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Textos correlatos ao tema
-Livro Didático
- Lied
- Data Show (Vídeos e Slides)

DESENVOLVIMENTO:

1ª ETAPA – Pesquisa em dupla ou trio (objetos produzidos pelas fábricas)

2ª ETAPA – Produção de uma Linha do Tempo das principais invenções ao longo dos anos, mostrando a evolução e transformação social.

3ª ETAPA – Questionário da Desigualdade Social e Consumismo

4ª ETAPA – Relato de Compreensão do Conteúdo

AVALIAÇÃO:

Questionário Avaliativo
Produção Textual



TEMA:INDEPENDÊNCIA DOS EUA (D18), (D20) (D21)

OBJETIVO: Analisar as causas do movimento, suas características e a construção da nação estadunidense

TEMPO ESTIMADO: 04 AULAS 

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- lápis de cor
- canetinha
- Folhas A4

DESENVOLVIMENTO:

1ª ETAPA – Aula expositiva destacando a guerra dos 7 anos para os colonos.

2ª ETAPA – Aula expositiva: a luta dos colonos contra os altos impostos ingleses.

3ª ETAPA – Pedir para os alunos pesquisarem os diversos impostos que pagamos pelos produtos. Dividir em grupos, impostos de alimentação, combustível, água, luz, livros etc. Apresentação.

4ª ETAPA – Pintar o mapa dos Estados Unidos destacando os seus significados.

AVALIAÇÃO: Participação e observação.



TEMA:REVOLUÇÃO FRANCESA (D18), (D20) (D21)\ ERA NAPOLEONICA (D07)

OBJETIVO:Compreender as causas que levaram a revolução burguesa e as consequências desse movimento para a Europa e América.

TEMPO ESTIMADO: 15 AULAS

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- xerox
- multmídia
- mapas, lied

DESENVOLVIMENTO:

1ª ETAPA – Aula expositiva sobre a França pré-revolucionária

2ª ETAPA – Aula expositiva sobre o governo girondino e revolução jacobina.

3ª ETAPA – Fase do terror: trabalhar o surgimento do terrorismo na França e na atualidade.

4ª ETAPA – Filme sombra de Góya e produzir após o filme charges que critica no nosso momento histórico. (Góya foi cartunista e pintor).

5ª ETAPA – Era Napoleônica, aula expositiva com auxilio do mapa da formação do império napoleônico

6ª ETAPA – aula expositiva sobre a queda de Napoleão e as consequências históricas e geográficas.

AVALIAÇÃO: Avaliar as charges e relatórios do filme sombras de Góya.



Nenhum comentário:

Postar um comentário