SEQUÊNCIA DIDÁTICA 8º ANO - 1º TRIMESTRE - 2016
TEMA: O ANTIGO REGIME (D 10) E (D15)
OBJETIVO: Compreender
a formação do Regime Absolutista como um instrumento de regulação dos direitos
das classes dominantes e o controle e coesão da massa camponesa
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
-
Textos correlatos ao tema
-Internet
(Lied)
-
Papel A4
- Caneta Piloto
TEMPO ESTIMADO: 11 AULAS
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA – Revisão sobre a
sociedade medieval e descentralização do poder.
2ª ETAPA – Definir o conceito
de Absolutismo e funções do rei.
3ª ETAPA – Teóricos : aula
expositiva e atividades de pesquisa sobre os teóricos. Ao final elaborar 2
questões sobre os mesmos, para debate.
4ª ETAPA – Aplicar o texto de
Pierre Anderson / resolver as questões
5ª ETAPA – Correção/ Debate
(Pesquisa individual sobre formas e sistemas de governo)
6º ETAPA – Aplicar o texto
sobre a quebra do Contrato Social/ Resolver as questões/correção/Debate
7ª ETAPA – Produzir um painel
com situações que comprovem a incapacidade do Estado Brasileiro na gestão das
políticas públicas.
AVALIAÇÃO:
Questionários
Oralidade
(Debates)
TEMA:A REVOLUÇÃO INGLESA
(D 01)/(D05) E (D10)
OBJETIVO:Expor
o efeito da Revolução na Inglaterra, como e porque elas se desenvolveram e suas
consequências e benefícios.
TEMPO ESTIMADO: 06 AULAS
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
-
Textos correlatos ao tema
- Multimídia Data
Show/Internet (Lied) – Vídeos e Slides
- Mapas
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA – Vida da Sociedade
antes da Revolução (Vídeo).
2ª ETAPA – Apresentação de
Slides com informações sobre a Dinastia Stuart.
3ª ETAPA – Levantamento de
questões e Debate dirigido sobre os Stuart.
4ª ETAPA – Apresentação de
Slides / Vídeo sobre a Revolução Puritana
5ª ETAPA – Governo de Cromwell
(Formação de dois grupos Pró e Contra o Gov. Cromwell-Debate Dirigido)
6º ETAPA – Apresentação de
Vídeo sobre a Restauração Stuart e a Revolução Gloriosa (Produção Textual comparando
a atual situação do Brasil e as mudanças políticas na Inglaterra desse período,
produzindo um quadro Comparativo “O Ontem e o Hoje).
AVALIAÇÃO:
Produção
Textual
Oralidade
(Debates Dirigidos)
TEMA:O ILUMINISMO (D 20)
OBJETIVO:Compreender os ideais
do Iluminismo e os seus reflexos na sociedade atual
TEMPO ESTIMADO:
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
-
Textos correlatos ao tema
-Internet
(Lied)
-
Cartolina
-
Livro Didático
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA – Exposição do
Conteúdo
2ª ETAPA – Trabalho em Grupo:
02 grupos farão um debate sobre a definição de Estado na visão de Thomas Hobbes
e Jean Jacques Rosseau (Definição de Estado/participação do povo/papel da
Igreja); 02 grupos apresentarão a Teoria de Adam Smith (O Mercado) – A venda de
produtos no recreio, anteriormente, fazendo a relação de custos/posteriormente
a análise de lucro (Lei da Oferta e Procura).
3ª ETAPA – Analisar a Teoria de
Montesquieu e a divisão dos Três Poderes, fazendo um Paralelo com a Atual
situação do Brasil.
4ª ETAPA – Aplicar o texto de
Pierre Anderson / resolver as questões
5ª ETAPA – Atividade avaliativa
para verificação da aprendizagem/ Análise da atividade
AVALIAÇÃO:
Questionário
Avaliativo
Oralidade
(Debates)
Observação
da Participação Individual
TEMA:REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (D 16) E (D18)
OBJETIVO:
Expor
o processo da Revolução Industrial como um fator gerador de mudanças
econômicas, sociais, políticas e ambientais não somente na Europa, mas em todo
o mundo
TEMPO ESTIMADO: 06 AULAS
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
-
Textos correlatos ao tema
-Livro
Didático
-
Lied
-
Data Show (Vídeos e Slides)
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA – Pesquisa em dupla ou
trio (objetos produzidos pelas fábricas)
2ª ETAPA – Produção de uma
Linha do Tempo das principais invenções ao longo dos anos, mostrando a evolução
e transformação social.
3ª ETAPA – Questionário da Desigualdade
Social e Consumismo
4ª ETAPA – Relato de
Compreensão do Conteúdo
AVALIAÇÃO:
Questionário
Avaliativo
Produção
Textual
TEMA:INDEPENDÊNCIA DOS EUA (D18), (D20) (D21)
OBJETIVO: Analisar
as causas do movimento, suas características e a construção da nação
estadunidense
TEMPO ESTIMADO: 04 AULAS
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
-
lápis de cor
-
canetinha
-
Folhas A4
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA – Aula expositiva
destacando a guerra dos 7 anos para os colonos.
2ª ETAPA – Aula expositiva: a
luta dos colonos contra os altos impostos ingleses.
3ª ETAPA – Pedir para os alunos
pesquisarem os diversos impostos que pagamos pelos produtos. Dividir em grupos,
impostos de alimentação, combustível, água, luz, livros etc. Apresentação.
4ª ETAPA – Pintar o mapa dos
Estados Unidos destacando os seus significados.
AVALIAÇÃO: Participação
e observação.
TEMA:REVOLUÇÃO FRANCESA (D18), (D20) (D21)\ ERA NAPOLEONICA
(D07)
OBJETIVO:Compreender
as causas que levaram a revolução burguesa e as consequências desse movimento
para a Europa e América.
TEMPO ESTIMADO: 15 AULAS
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
-
xerox
-
multmídia
-
mapas, lied
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA – Aula expositiva sobre
a França pré-revolucionária
2ª ETAPA – Aula expositiva
sobre o governo girondino e revolução jacobina.
3ª ETAPA – Fase do terror:
trabalhar o surgimento do terrorismo na França e na atualidade.
4ª ETAPA – Filme sombra de Góya
e produzir após o filme charges que critica no nosso momento histórico. (Góya
foi cartunista e pintor).
5ª ETAPA – Era Napoleônica, aula
expositiva com auxilio do mapa da formação do império napoleônico
6ª ETAPA – aula expositiva sobre
a queda de Napoleão e as consequências históricas e geográficas.
AVALIAÇÃO: Avaliar
as charges e relatórios do filme sombras de Góya.
Nenhum comentário:
Postar um comentário