terça-feira, 12 de julho de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2 TRI - 7 ANO.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2 TRI -  7 ANO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 7° ANO
TEMA: Grandes Navegações 
OBJETIVO: Identificar a contribuição das Grandes Navegações para a consolidação de mudanças políticas, econômicas e culturais.
TEMPO ESTIMADO: 5 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Texto informativo, livro didático e mapas e slides.
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·         Esquema do conteúdo e explicação prévia;
·         Slides para explicação com imagens
·         Localizar no mapa os caminhos das rotas marítimas por meio da construção de legendas. (opção - Traçar a rota com barbante)
·         Ilustrar diversos temas abordados no capítulo. Medo do desconhecido, caravelas, especiarias, invenções etc.
·         Texto informativo sobre as viagens, Vasco da Gama, curiosidades, socialização e debate.
·         Revisão do conteúdo.
·         Atividades e correção.
AVALIAÇÃO: Observar a compreensão do assunto e participação.







SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 7° ANO
TEMA: Incas, Maias e Astecas. 
OBJETIVOS: Identificar a Localização geográfica.
Perceber a ação dos colonizadores e o extermínio de populações indígenas e a intolerância ao diferente.
Conhecer a organização desses povos, a cultura, sociedade e o processo de aculturação e dizimação.
TEMPO ESTIMADO: 4 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS:  Mapa da América.  Livro Didático. Vídeo
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·         Explicar o conceito de pré-colombiano e civilização.
·         Localização geográfica no mapa da América, pintar, criar legenda dos povos pré-colombianos e identificar os países atuais.
·         Aula expositiva dialogada
·          Vídeo El Dourado – ou Apocalypto - roteiro dirigido para socialização e debate.
·         Em Grupo pesquisarem características sociais, econômicas, políticas e culturais de um respectivo povo.. Confeccionar um cartaz. Cada grupo irá elaborar uma atividade para o grupo responder.
·         Explicação dos temas e intervenção do professor para complementação, ou ainda com auxílio de um vídeo pequeno.
·         Após todas as etapas o professor irá elaborar atividades com todos os temas.
·         Socialização das respostas e revisão.
AVALIAÇÃO: Observar a compreensão do assunto e participação e desenvolvimento nas atividades.


SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 7° ANO
TEMA: Indígenas em Linhares, ES e no Brasil. 
OBJETIVO: Perceber a ação dos colonizadores e o extermínio de populações indígenas e a intolerância ao diferente.
TEMPO ESTIMADO: 4 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Apostila, questões indígenas.
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·         Localizar no mapa do Brasil os povos nativos. Pinta e fazer uma legenda (apostila questão indígena).
·         Texto índios em Linhares, características dos botocudos – ilustração das características (apostila questão indígena).
·         Comparar o antes e o hoje da população antes e hoje no Brasil (apostila questão indígena);
·         Filme youtube – programa  “Em movimento” História de Linhares.
·         Texto sobre os novos indígenas no Brasil (apostila questão indígena).
AVALIAÇÃO: Observar a compreensão do assunto e participação e desenvolvimento nas atividades.






SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 7° ANO
TEMA: Reforma e contrarreforma
OBJETIVOS: Investigar os motivos e reflexos do surgimento de novas religiões e contestações.
Entender a reação da Igreja Católica frente as manifestações protestantes.
TEMPO ESTIMADO: 9 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Livro didático, internet para pesquisa.
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·         Explicação prévia expositiva dialogada.
·         Exibição do filme Lutero.
·         Dividir grupos para pesquisarem sobre Luteranismo, Anglicanismo, Calvinismo.
·         Apresentação.
·         Explicar a contrarreforma, motivações e ações.
·         Abordar a questão da intolerância religiosa.

AVALIAÇÃO: Observar a compreensão do assunto e avaliar as apresentações, e as atividades realizadas. Avaliar a produção das revistas e apresentação.







SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 7° ANO
TEMA: Renascimento
OBJETIVO: Compreender as transformações políticas, sociais, culturais e econômicas do período de transição da mentalidade medieval para moderna.
TEMPO ESTIMADO: 7 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História e arte
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Vídeo para suporte (nathional geografic)
Molde da Mona Lisa
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·         Vídeo para suporte e intervenção do professor sobre as mudanças que ocorreram com o renascimento.
·         Leitura compartilhada do capítulo (livro didático) destacando pontos importantes.
·         Escrever uma carta para Leonardo Da Vinci, pedindo alterações da obra Mona Lisa. Fazer trocas de cartas, produzir o desenho de acordo com a solicitação de outro aluno.
·         Elaborar ficha dos pintores e respectivas obras e características (período, país de origem, Etc). Apresentação das obras. Exposição.
·         Vídeo aula sobre o assunto.
·         Revisão do conteúdo.
AVALIAÇÃO: Observar a compreensão do assunto e coordenação motora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário