SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2 TRI - 7 ANO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 7° ANO
TEMA: Grandes Navegações
OBJETIVO: Identificar a contribuição das
Grandes Navegações para a consolidação de mudanças políticas, econômicas e
culturais.
TEMPO ESTIMADO: 5 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Texto informativo, livro didático e mapas
e slides.
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·
Esquema
do conteúdo e explicação prévia;
·
Slides
para explicação com imagens
·
Localizar
no mapa os caminhos das rotas marítimas por meio da construção de legendas.
(opção - Traçar a rota com barbante)
·
Ilustrar
diversos temas abordados no capítulo. Medo do desconhecido, caravelas,
especiarias, invenções etc.
·
Texto
informativo sobre as viagens, Vasco da Gama, curiosidades, socialização e
debate.
·
Revisão
do conteúdo.
·
Atividades
e correção.
AVALIAÇÃO: Observar a compreensão do
assunto e participação.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 7° ANO
TEMA: Incas, Maias e Astecas.
OBJETIVOS: Identificar a Localização geográfica.
Perceber a ação dos colonizadores e o
extermínio de populações indígenas e a intolerância ao diferente.
Conhecer a organização desses povos, a
cultura, sociedade e o processo de aculturação e dizimação.
TEMPO ESTIMADO: 4 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Mapa da América. Livro Didático. Vídeo
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·
Explicar
o conceito de pré-colombiano e civilização.
·
Localização
geográfica no mapa da América, pintar, criar legenda dos povos pré-colombianos
e identificar os países atuais.
·
Aula
expositiva dialogada
·
Vídeo El Dourado – ou Apocalypto - roteiro
dirigido para socialização e debate.
·
Em
Grupo pesquisarem características sociais, econômicas, políticas e culturais de
um respectivo povo.. Confeccionar um cartaz. Cada grupo irá elaborar uma atividade
para o grupo responder.
·
Explicação
dos temas e intervenção do professor para complementação, ou ainda com auxílio
de um vídeo pequeno.
·
Após
todas as etapas o professor irá elaborar atividades com todos os temas.
·
Socialização
das respostas e revisão.
AVALIAÇÃO: Observar a
compreensão do assunto e participação e desenvolvimento nas atividades.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 7° ANO
TEMA: Indígenas em Linhares, ES e no
Brasil.
OBJETIVO: Perceber a ação dos
colonizadores e o extermínio de populações indígenas e a intolerância ao
diferente.
TEMPO ESTIMADO: 4 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Apostila, questões indígenas.
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·
Localizar
no mapa do Brasil os povos nativos. Pinta e fazer uma legenda (apostila questão
indígena).
·
Texto
índios em Linhares, características dos botocudos – ilustração das
características (apostila questão indígena).
·
Comparar
o antes e o hoje da população antes e hoje no Brasil (apostila questão
indígena);
·
Filme
youtube – programa “Em movimento”
História de Linhares.
·
Texto
sobre os novos indígenas no Brasil (apostila questão indígena).
AVALIAÇÃO: Observar a compreensão do
assunto e participação e desenvolvimento nas atividades.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 7° ANO
TEMA: Reforma e contrarreforma
OBJETIVOS: Investigar os motivos e
reflexos do surgimento de novas religiões e contestações.
Entender a reação da Igreja Católica
frente as manifestações protestantes.
TEMPO ESTIMADO: 9 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Livro didático, internet para pesquisa.
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·
Explicação
prévia expositiva dialogada.
·
Exibição
do filme Lutero.
·
Dividir
grupos para pesquisarem sobre Luteranismo, Anglicanismo, Calvinismo.
·
Apresentação.
·
Explicar
a contrarreforma, motivações e ações.
·
Abordar
a questão da intolerância religiosa.
AVALIAÇÃO: Observar a compreensão do
assunto e avaliar as apresentações, e as atividades realizadas. Avaliar a
produção das revistas e apresentação.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 7° ANO
TEMA: Renascimento
OBJETIVO: Compreender as transformações
políticas, sociais, culturais e econômicas do período de transição da
mentalidade medieval para moderna.
TEMPO ESTIMADO: 7 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História e
arte
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Vídeo para suporte (nathional geografic)
Molde da Mona Lisa
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·
Vídeo
para suporte e intervenção do professor sobre as mudanças que ocorreram com o
renascimento.
·
Leitura
compartilhada do capítulo (livro didático) destacando pontos importantes.
·
Escrever
uma carta para Leonardo Da Vinci, pedindo alterações da obra Mona Lisa. Fazer
trocas de cartas, produzir o desenho de acordo com a solicitação de outro
aluno.
·
Elaborar
ficha dos pintores e respectivas obras e características (período, país de
origem, Etc). Apresentação das obras. Exposição.
·
Vídeo
aula sobre o assunto.
·
Revisão
do conteúdo.
AVALIAÇÃO: Observar a compreensão do
assunto e coordenação motora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário