terça-feira, 12 de julho de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 6 ANO 2 TRIMESTRE

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 6 ANO 2 TRIMESTRE

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 6° ANO
TEMA: Egito
OBJETIVO: Conhecer e identificar características sociais, política e religião do Egito.
TEMPO ESTIMADO: 12 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Papéis coloridos, papel crepom, Mapa, livro didático, cópia de textos, molde pirâmide 3D.
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·         Aula expositiva prévia dialogada e direcionamentos de atividades diárias;
·         Socialização da identificação geográfica do Egito, ilustrar o mapa no caderno e colorir com papeis coloridos.  Identificar no mapa onde está localizado o Egito hoje, os limites territoriais, observando as diferenças.
·         Identificar no mapa ilustrado pelos alunos o rio Nilo, comparando a importância do Rio Nilo para o desenvolvimento do Egito, e a importância do Rio Doce para Linhares. Com o mapa do Brasil e de Linhares, pintar a localização de Linhares e demarcar com um barbante o trajeto do Rio Doce.
Abordar a questão da Lama da Samarco.
·         Mosaico da pirâmide social, diferenciando com cores as camadas sociais.
·         Produzir uma linha do tempo sobre a história do Egito.
·         Leitura compartilhada sobre curiosidades do Egito, com textos diversos, mumificação, pirâmides, religião, Cleópatra entre outros.
·         Produzir Marca-texto com o nome dos alunos com Hieroglíficos (apostila Egito).  
·         Aula expositiva revisando o conteúdo. Atividades e correção do livro.
AVALIAÇÃO: Observar se houve a compreensão do assunto e o comprometimento com a realização das atividades.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 6° ANO
TEMA: Hebreus
OBJETIVO: Conhecer a história dos hebreus e o surgimento do monoteísmo.
TEMPO ESTIMADO: 10 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Mapa, Livro didático. Vídeo: título para pesquisar: MOISÉS AS 10 PRAGAS DO EGITO. Link: https://www.youtube.com/watch?v=lzFxnbZYDis
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·         Desenhar o mapa sobre a trajetória dos Hebreus.
·         Aula expositiva dialogada.
·         Linha do tempo dos Hebreus e as três fases.
·         Ver o filme Moisés as 10 pragas do Egito  https://www.youtube.com/watch?v=lzFxnbZYDis - Grandes civilizações
·         Socialização sobre o vídeo
·         Criar uma história em quadrinho sobre o monoteísmo.
·         Esquema informativo.
·         Atividades e correção do livro.
AVALIAÇÃO: Atividade diagnóstica








SEQUÊNCIA DIDÁTICA – 6° ANO
TEMA: Persas e Fenícios
OBJETIVO: Identificar características políticas, econômica e social.
TEMPO ESTIMADO: 07 aulas
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Livro didático e mapas
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·         Explicação prévia do conteúdo.
·         Utilização do mapa. Localizando os países na atualidade.
·         Quadro informativo comparando as duas civilizações.
·         Socialização e intervenções.
·         Atividades do livro.
·         Ilustração das características das duas civilizações.
·         Montar um quadro com informações atuais desses dois povos.
(nome atual, moeda, atividade econômica principal, religião, forma de governo e curiosidades)
·         Apresentação dos dados.
·         Atividades e correção
AVALIAÇÃO:
Atividade diagnóstica e observação das práticas em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário