SEQUÊNCIA DIDÁTICA 6 ANO 2 TRIMESTRE
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 6° ANO
TEMA: Egito
OBJETIVO: Conhecer e identificar
características sociais, política e religião do Egito.
TEMPO ESTIMADO: 12 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Papéis coloridos,
papel crepom, Mapa, livro didático, cópia de textos, molde pirâmide 3D.
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·
Aula
expositiva prévia dialogada e direcionamentos de atividades diárias;
·
Socialização
da identificação geográfica do Egito, ilustrar o mapa no caderno e colorir com
papeis coloridos. Identificar no mapa
onde está localizado o Egito hoje, os limites territoriais, observando as
diferenças.
·
Identificar
no mapa ilustrado pelos alunos o rio Nilo, comparando a importância do Rio Nilo
para o desenvolvimento do Egito, e a importância do Rio Doce para Linhares. Com
o mapa do Brasil e de Linhares, pintar a localização de Linhares e demarcar com
um barbante o trajeto do Rio Doce.
Abordar a questão da Lama da
Samarco.
·
Mosaico
da pirâmide social, diferenciando com cores as camadas sociais.
·
Produzir
uma linha do tempo sobre a história do Egito.
·
Leitura
compartilhada sobre curiosidades do Egito, com textos diversos, mumificação,
pirâmides, religião, Cleópatra entre outros.
·
Produzir
Marca-texto com o nome dos alunos com Hieroglíficos (apostila Egito).
·
Aula
expositiva revisando o conteúdo. Atividades e correção do livro.
AVALIAÇÃO: Observar se houve a
compreensão do assunto e o comprometimento com a realização das atividades.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 6° ANO
TEMA: Hebreus
OBJETIVO: Conhecer a história dos hebreus
e o surgimento do monoteísmo.
TEMPO ESTIMADO: 10 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Mapa, Livro didático. Vídeo: título para
pesquisar: MOISÉS AS 10 PRAGAS DO EGITO. Link: https://www.youtube.com/watch?v=lzFxnbZYDis
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·
Desenhar
o mapa sobre a trajetória dos Hebreus.
·
Aula
expositiva dialogada.
·
Linha
do tempo dos Hebreus e as três fases.
·
Ver
o filme Moisés as 10 pragas do Egito https://www.youtube.com/watch?v=lzFxnbZYDis - Grandes civilizações
·
Socialização
sobre o vídeo
·
Criar
uma história em quadrinho sobre o monoteísmo.
·
Esquema
informativo.
·
Atividades
e correção do livro.
AVALIAÇÃO: Atividade diagnóstica
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – 6° ANO
TEMA: Persas e Fenícios
OBJETIVO: Identificar características
políticas, econômica e social.
TEMPO ESTIMADO: 07 aulas
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Livro didático e mapas
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·
Explicação
prévia do conteúdo.
·
Utilização
do mapa. Localizando os países na atualidade.
·
Quadro
informativo comparando as duas civilizações.
·
Socialização
e intervenções.
·
Atividades
do livro.
·
Ilustração
das características das duas civilizações.
·
Montar
um quadro com informações atuais desses dois povos.
(nome atual, moeda, atividade
econômica principal, religião, forma de governo e curiosidades)
·
Apresentação
dos dados.
·
Atividades
e correção
AVALIAÇÃO:
Atividade diagnóstica e observação das
práticas em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário