SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2 TRI 9 ANO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 9° ANO
TEMA: A Segunda Guerra Mundial.
OBJETIVO: Entender os acontecimentos que
levaram alguns países a se envolver na Segunda Guerra Mundial.
TEMPO ESTIMADO: 9 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Livro didático
Mapas: Mundi e da Europa.
Filmes: A matemática do diabo, Peal
Harbor 1° parte. A menina que roubava livros, o menino do pijama listrado entre
outros, sobrevivendo com lobos e minha querida Anne Frank.
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·
Aula
expositiva dialogada
·
Estudo
do conteúdo, causas, envolvidos.
·
Análise
comparativa dos mapas antes e depois da guerra.
·
Assistir
ao filme com um roteiro prévio.
Socialização e debate.
·
Atividades
e correção.
·
Sugestão:
Leitura do livro a Mala de Hanna, questões dirigidas e a produção de uma Mala.
AVALIAÇÃO: Observar a participação e
compreensão do assunto.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 9° ANO
TEMA: A Primeira Guerra Mundial
OBJETIVO: Compreender as causas que
levaram alguns países a se envolver na Primeira Guerra Mundial.
TEMPO ESTIMADO: 9 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Mapa Mundi e da Europa, mapa histórico da
1° guerra;
Vídeo: cavalo de guerra.
Livro didático como suporte na realização
das atividades;
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·
Explicação
do conteúdo
·
Estudo
dos mapas
·
Assistir
o vídeo cavalo de guerra.
·
Atividades
relacionadas ao vídeo e ao conteúdo.
·
Correção
das atividades.
AVALIAÇÃO: Observar o envolvimento dos
alunos nas atividades propostas e a compreensão do assunto.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 9° ANO
TEMA: A Revolução Russa
OBJETIVO: Compreender o processo de
implantação do socialismo na Rússia.
TEMPO ESTIMADO: 6 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Livro didático;
Atividades do livro sociedade e cidadania
(pág. 16 a 19)
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·
Explicação
do conteúdo
·
Em
grupo os alunos irão pesquisar biografias de: Lênin, Trotsky e Stálin;
·
Apresentação
dos grupos.
·
Atividades
do livro sociedade e cidadania pág. 16 a 19.
AVALIAÇÃO: Observar a compreensão do
assunto, atividades desenvolvidas e resultado da pesquisa e apresentação.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 9° ANO
TEMA: Período entre guerras
OBJETIVO: Analisar as transformações ocorridas
no mundo no período que intercalou as duas grandes guerras.
TEMPO ESTIMADO: 6 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Livro didático
Dicionário;
Texto: totalitarismo
Filme: o grande ditador
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·
Estudo
dirigido do conteúdo, através de trabalho em grupo utilizando livros diversos.
·
Leitura
do texto Totalitarismo, conceituando o regime totalitário.
·
Aula
expositiva.
·
Reflexão com os alunos na seguinte questão: Até que
ponto o Estado pode interferir em nossas escolhas? (Direitos individuais).
·
Com o auxílio de um dicionário pesquisar as palavras: Xenofobia,
Preconceito, Discriminação, Racismo, Sexismo, Censura. Socialização.
·
Estudo
da letra da música Rosa de Hiroshima (Nei Matogrosso).
AVALIAÇÃO: Observar a participação dos
alunos nas atividades sugeridas.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 9° ANO
TEMA: Era Vargas
OBJETIVO: Compreender o processo de
implantação do socialismo na Rússia.
TEMPO ESTIMADO: 6 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Livro didático;
Atividades do livro sociedade e cidadania
(pág. 16 a 19)
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·
Explicação
do conteúdo
·
Mapa
mostrando a mobilização do tenentismo pelo país até o exílio. O aluno irá traçar
a rota seguida pelos tenentistas (uso de barbante).
·
Grupos
pesquisares as propostas integralistas e aliancistas. Realizar um júri simulado
para analise das propostas integralistas e aliancistas.
·
Explicação
abordando os interventores.
·
Texto: João Punaro Bley, leitura e socialização.
·
Filme:
Olga ou telecurso revisão.
·
Atividades
e correção.
AVALIAÇÃO: Observar a compreensão do
assunto, atividades desenvolvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário