terça-feira, 12 de julho de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2 TRI 9 ANO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA  2 TRI 9 ANO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 9° ANO
TEMA: A Segunda Guerra Mundial.
OBJETIVO: Entender os acontecimentos que levaram alguns países a se envolver na Segunda Guerra Mundial.
TEMPO ESTIMADO: 9 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Livro didático
Mapas: Mundi e da Europa.
Filmes: A matemática do diabo, Peal Harbor 1° parte. A menina que roubava livros, o menino do pijama listrado entre outros, sobrevivendo com lobos e minha querida Anne Frank.
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·         Aula expositiva dialogada
·         Estudo do conteúdo, causas, envolvidos.
·         Análise comparativa dos mapas antes e depois da guerra.
·         Assistir ao filme com um roteiro prévio.  Socialização e debate.
·         Atividades e correção.
·         Sugestão: Leitura do livro a Mala de Hanna, questões dirigidas e a produção de uma Mala.
AVALIAÇÃO: Observar a participação e compreensão do assunto.


SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 9° ANO
TEMA: A Primeira Guerra Mundial
OBJETIVO: Compreender as causas que levaram alguns países a se envolver na Primeira Guerra Mundial.
TEMPO ESTIMADO: 9 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Mapa Mundi e da Europa, mapa histórico da 1° guerra;
Vídeo: cavalo de guerra.
Livro didático como suporte na realização das atividades;
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·         Explicação do conteúdo
·         Estudo dos mapas
·         Assistir o vídeo cavalo de guerra.
·         Atividades relacionadas ao vídeo e ao conteúdo.
·         Correção das atividades.
AVALIAÇÃO: Observar o envolvimento dos alunos nas atividades propostas e a compreensão do assunto. 



SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 9° ANO
TEMA: A Revolução Russa
OBJETIVO: Compreender o processo de implantação do socialismo na Rússia.
TEMPO ESTIMADO: 6 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS:  Livro didático;
Atividades do livro sociedade e cidadania (pág. 16 a 19)
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·         Explicação do conteúdo
·         Em grupo os alunos irão pesquisar biografias de: Lênin, Trotsky e Stálin;
·         Apresentação dos grupos.
·         Atividades do livro sociedade e cidadania pág. 16 a 19.
AVALIAÇÃO: Observar a compreensão do assunto, atividades desenvolvidas e resultado da pesquisa e apresentação.













SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 9° ANO
TEMA: Período entre guerras
OBJETIVO: Analisar as transformações ocorridas no mundo no período que intercalou as duas grandes guerras.
TEMPO ESTIMADO: 6 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Livro didático
Dicionário;
Texto: totalitarismo
Filme: o grande ditador
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·         Estudo dirigido do conteúdo, através de trabalho em grupo utilizando livros diversos.
·         Leitura do texto Totalitarismo, conceituando o regime totalitário.
·         Aula expositiva.
·          Reflexão com os alunos na seguinte questão: Até que ponto o Estado pode interferir em nossas escolhas? (Direitos individuais).
·         Com o auxílio de um dicionário pesquisar as palavras: Xenofobia, Preconceito, Discriminação, Racismo, Sexismo, Censura. Socialização.
·         Estudo da letra da música Rosa de Hiroshima (Nei Matogrosso).
AVALIAÇÃO: Observar a participação dos alunos nas atividades sugeridas.




SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 9° ANO
TEMA: Era Vargas
OBJETIVO: Compreender o processo de implantação do socialismo na Rússia.
TEMPO ESTIMADO: 6 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS:  Livro didático;
Atividades do livro sociedade e cidadania (pág. 16 a 19)
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·         Explicação do conteúdo
·         Mapa mostrando a mobilização do tenentismo pelo país até o exílio. O aluno irá traçar a rota seguida pelos tenentistas (uso de barbante).
·         Grupos pesquisares as propostas integralistas e aliancistas. Realizar um júri simulado para analise das propostas integralistas e aliancistas.
·         Explicação abordando os interventores.
·         Texto: João Punaro Bley, leitura e socialização.
·         Filme: Olga ou telecurso revisão.
·         Atividades e correção.
AVALIAÇÃO: Observar a compreensão do assunto, atividades desenvolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário