terça-feira, 12 de julho de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2 TRI 8 ANO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA  2 TRI 8 ANO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 8° ANO
TEMA: A Expansão Territorial Brasileira  
OBJETIVO: Compreender o processo de expansão territorial do Brasil e suas particularidades.
TEMPO ESTIMADO: 6 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Texto informativo: José de Anchieta
Texto informativo: educação jesuítica no Brasil colonial.
Imagem do bandeirante com visões diferentes.
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·         Análise do mapa da época (Brasil). Conversa informal sobre as fronteiras e divisão territorial.
·         Diferencias Bandeiras, Entradas e Monções.
·         Análise e interpretação da imagem de um bandeirante, visões de um mesmo objeto.
·         Explicação sobre a atuação missionária jesuítica. Utilizar o texto José de Anchieta.
·         Texto para interpretação e socialização: educação jesuítica no Brasil colonial (a caminhada de Anchieta).
·         Atividades e correção.

AVALIAÇÃO: Atividade avaliativa prática diária. Observar a compreensão do assunto.



SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 8° ANO
TEMA: As questões de fronteiras e o Tratado de Madri.
OBJETIVO: Destacar os tratados que colaboraram para a definição do território brasileiro.
TEMPO ESTIMADO: 6 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Mapa do Brasil colonial e atual, livro didático
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·         Análise do mapa do Brasil colônia relembrando os movimentos de expansão, bandeiras, entradas e monções  (Destacando o Tratado de Tordesilhas).
·         Destacar os tratados assinados entre Portugal e Espanha o século XVIII, enfatizando o Tratado de Madri. Comparar com o mapa do Brasil atual.
·         Apontar as questões de fronteira destacando as colônias de Sacramento e os Sete povos de Missões.
·         Atividade e correção.
AVALIAÇÃO: Observar a compreensão do assunto e participação.

TEMA: Brasil: o ciclo do ouro
OBJETIVO: Conhecer as transformações sociais, econômicas e culturais ocorridas no Brasil no período da exploração do ouro. Refletir sobre os impostos nesse período e na atualidade.  Conhecer a história de Tiradentes.
TEMPO ESTIMADO: 9 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História e matemática
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Livro didático.
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·         Explicação prévia sobre a sociedade e cultura do ouro.
·         Explicação do conteúdo - slides.
·         Explicação sobre a Inconfidência Mineira, causas e consequências.
·         Em grupo irão ler um texto e apresentar para a turma. Sugestão de temas: 
- a analise das imagens de Tiradentes.
- a cobrança de impostos no período colonial.
- os impostos atuais no Brasil.
- o que são impostos.
- Inconfidência Mineira
- Conjuração Baiana.
AVALIAÇÃO: Participação e envolvimento no trabalho e atividades diárias.






SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 8° ANO
TEMA: Brasil: a vinda da corte portuguesa
OBJETIVO: Conhecer a história da vinda da corte portuguesa pelo Brasil e os reflexos na sociedade, cultura, política e economia.

 

TEMPO ESTIMADO: 6  aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Livro didático
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·         Explicação do conteúdo
·         Criar um livro ilustrativo com frases referentes a vinda da corte portuguesa. Título a vinda da corte portuguesa, a viagem, abertura dos portos, obras de Dom João, Brasil elevado a reino, a revolta do Porto, o retorno da família real ou jogos de tabuleiro  tendo como roteiro a vinda da família real.
OU
·         Produção de um texto coletivo com o professor de escriba no quadro, com o texto elaborado, digitá-lo e fazer um texto fatiado. Pedir os alunos para ordenarem os fatos.
·         OU
·         Ilustrar o texto, criar um título. Ou pedir para ilustrarem de maneira fatiada e depois em grupo produzirem um texto a partir das imagens.
·         Questões objetivas e subjetivas sobre o conteúdo estudado.
AVALIAÇÃO: Observar a compreensão do assunto, a participação e a produção.


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