SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2 TRI 8 ANO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 8° ANO
TEMA: A Expansão Territorial
Brasileira
OBJETIVO: Compreender o processo de
expansão territorial do Brasil e suas particularidades.
TEMPO ESTIMADO: 6 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Texto informativo: José de Anchieta
Texto informativo: educação jesuítica no
Brasil colonial.
Imagem do bandeirante com visões
diferentes.
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·
Análise
do mapa da época (Brasil). Conversa informal sobre as fronteiras e divisão
territorial.
·
Diferencias
Bandeiras, Entradas e Monções.
·
Análise
e interpretação da imagem de um bandeirante, visões de um mesmo objeto.
·
Explicação
sobre a atuação missionária jesuítica. Utilizar o texto José de Anchieta.
·
Texto
para interpretação e socialização: educação jesuítica no Brasil colonial (a
caminhada de Anchieta).
·
Atividades
e correção.
AVALIAÇÃO: Atividade avaliativa prática
diária. Observar a compreensão do assunto.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 8° ANO
TEMA: As questões de fronteiras e o
Tratado de Madri.
OBJETIVO: Destacar os tratados que
colaboraram para a definição do território brasileiro.
TEMPO ESTIMADO: 6 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Mapa do Brasil colonial e atual, livro
didático
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·
Análise
do mapa do Brasil colônia relembrando os movimentos de expansão, bandeiras,
entradas e monções (Destacando o Tratado
de Tordesilhas).
·
Destacar
os tratados assinados entre Portugal e Espanha o século XVIII, enfatizando o
Tratado de Madri. Comparar com o mapa do Brasil atual.
·
Apontar
as questões de fronteira destacando as colônias de Sacramento e os Sete povos
de Missões.
·
Atividade
e correção.
AVALIAÇÃO: Observar a compreensão do
assunto e participação.
TEMA: Brasil: o ciclo do ouro
OBJETIVO: Conhecer as transformações
sociais, econômicas e culturais ocorridas no Brasil no período da exploração do
ouro. Refletir sobre os impostos nesse período e na atualidade. Conhecer a história de Tiradentes.
TEMPO ESTIMADO: 9 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História e
matemática
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Livro didático.
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·
Explicação
prévia sobre a sociedade e cultura do ouro.
·
Explicação
do conteúdo - slides.
·
Explicação
sobre a Inconfidência Mineira, causas e consequências.
·
Em
grupo irão ler um texto e apresentar para a turma. Sugestão de temas:
- a analise das imagens de Tiradentes.
- a cobrança de impostos no
período colonial.
- os impostos atuais no
Brasil.
- o que são impostos.
- Inconfidência Mineira
- Conjuração Baiana.
AVALIAÇÃO: Participação e envolvimento no
trabalho e atividades diárias.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 8° ANO
TEMA: Brasil: a vinda da corte portuguesa
OBJETIVO: Conhecer a história da vinda da
corte portuguesa pelo Brasil e os reflexos na sociedade, cultura, política e
economia.
TEMPO ESTIMADO: 6 aulas.
DISCIPLINA (S) ENVOLVIDA (S): História
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Livro didático
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
·
Explicação
do conteúdo
·
Criar
um livro ilustrativo com frases referentes a vinda da corte portuguesa. Título
a vinda da corte portuguesa, a viagem, abertura dos portos, obras de Dom João,
Brasil elevado a reino, a revolta do Porto, o retorno da família real ou jogos
de tabuleiro tendo como roteiro a vinda
da família real.
OU
·
Produção
de um texto coletivo com o professor de escriba no quadro, com o texto
elaborado, digitá-lo e fazer um texto fatiado. Pedir os alunos para ordenarem
os fatos.
·
OU
·
Ilustrar
o texto, criar um título. Ou pedir para ilustrarem de maneira fatiada e depois
em grupo produzirem um texto a partir das imagens.
·
Questões
objetivas e subjetivas sobre o conteúdo estudado.
AVALIAÇÃO: Observar a compreensão do
assunto, a participação e a produção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário